Açaí Town responde: Dúvidas frequentes sobre açaí

janeiro 21, 2021

Categorias: Padrão

Se ainda restam dúvidas sobre manuseio, armazenamento e consumo do Açaí, a Açaí Town esclarece agora para você:

Qual o consumo médio mensal de Açaí?
Se levarmos em consideração uma demanda média/alta, nossa sugestão é:

Quiosque: 80 a 100 caixas por mês.

Açaíteria: depende muito do tamanho. Em média, 300 caixas por mês, mas temos lojas próprias que passam as 1000 caixas por mês.

Delivery: 50 a 80 caixas/ mês. O delivery é uma excelente opção, pois a operação é muito simplificada.

Qual tamanho e quantidade de freezers vocês recomendariam para o armazenamento, baseado em suas experiências?

Em média nossos clientes de açaíteria utilizam de dois a três freezers horizontais de 519 litros para seu estoque. Cada freezer, no total, estoca 34 caixas de açaí de 10 litros com consumo aproximado de energia para cada freezer é de 84,6 KWh/mês.

O transporte do açaí de meu estoque para a minha loja requer alguma atenção especial?

Sim, você deverá atentar-se para não deixar o produto muito tempo fora da refrigeração, pois o mesmo poderá perder o sabor e cor. É possível ressorver facilmente esta questão transportando o produto em caixas de isopor ou manta térmica.

Qual a temperatura de armazenamento?

A temperatura de armazenamento das caixas de açaí é de – 18ºC. Nessa temperatura garantimos a validade, durabilidade e padrão de qualidade do seu açaí.

Qual a temperatura para servir?

A temperatura ideal para o açaí bolear de maneira fácil é entre -10 e -12 ºC. É possível atingir essa temperatura exata instalando um controlador de temperatura externo no freezer.

Ao final do dia, se eu tiver descongelado o açaí para colocar na máquina, mas não o tiver utilizado, eu posso congela-lo novamente?
Pra quem trabalha com maquinas, italianinha, soft ou expresso frozen

Opte por comprar uma máquina de açaí expresso, com a opção programada de conservar o produto em sua cuba. Tenha esse opcional na máquina obrigatoriamente, pois o açaí descongelado e congelado novamente ficará cristalizado e com perca de sabor e cor.

Obs.: Para quem tem essas maquinas e deseja utilizar nosso açaí, é preciso descongelar a frio (dentro da geladeira) para o produto voltar à forma liquida e em seguida despeja-lo na cuba da maquina, depois basta mixar a calda para misturar todos os ingredientes e ele estará pronto para ser congelado e servido novamente nesse formato.

A importância do Açaí Pasteurizado:
Branqueamento do fruto açaí

O branqueamento do fruto é também um processo térmico, aplicado depois da colheita antes do fruto tornar-se polpa, onde é feita a seleção e lavagem, para assim inativar enzimas e fixar a cor. Todo o processo consiste em mergulhar o açaí em água, em temperatura pré-determinada ou submeter o fruto ao vapor fluente ou superaquecido. Depois do branqueamento, o fruto é submetido ao resfriamento, evitando a contaminação de micro-organismos e a perda de textura.

Pasteurização Flash                     

Após o branqueamento, o fruto entra em um processo para obter a polpa de açaí. Neste processo, é aplicada a pasteurização flash. Esse procedimento consiste em limitar o tempo de exposição a altas temperaturas ao mínimo necessário para garantir um produto livre de micro-organismos nocivos.

Esses processos garantem um produto final 100% livre de contaminação e com garantia de cor e sabor originais do fruto.

E a Doença de Chagas?

Com os processos de branqueamento e pasteurização, está fechado o ciclo de processos de segurança alimentar para eliminação dos riscos de contaminação do açaí, inclusive a doença de chagas.

Com isso, acreditamos ter sanado algumas das principais dúvidas que recebemos de nossos clientes. Gostaríamos de deixar este canal aberto para outras duvidas que possam surgir sobre nosso nicho no mercado. Para os que têm mais dúvidas, buscam esclarecimentos e tem interesse em iniciar empreendimentos no ramo do Açaí e demais cremes de fruta, basta nos contatar: